Lombalgia
15/07/2019
MI-TLIF
15/07/2019

Os osteófitos, também conhecidos como “bicos de papagaio”, surgem como consequência do processo de envelhecimento das vértebras. Com o tempo e com o movimento, as estruturas vertebrais ficam desgastadas e perdem sua forma original. A situação piora com o desgaste dos discos intervertebrais, gerando micro movimentos anormais no segmento da coluna afetado que afetam ainda mais a vértebra.

O corpo, no entanto, precisa continuar se movendo e gera soluções para o problema, como o crescimento do osso. A vértebra fica com um formato alterado para fornecer mais estabilidade ao segmento da coluna, com formação óssea nas bordas de sua estrutura. Esse é o osteófito. O paciente sente dor na região, que não é causada pelo bico de papagaio em si, mas sim pelas alterações que ocorrem no segmento da coluna.

Pacientes que apresentam dor aguda por causa do osteófito conseguem tratamento através dos métodos conservadores, como fisioterapia e medicamentos. Em casos crônicos, pode ser necessário utilizar uma cirurgia de artrodese para fornecer estabilidade ao segmento afetado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *