Hiperlordose: saiba como identificar e tratar

Como o excesso de peso afeta a coluna
31/01/2019
Cuidados com a coluna na terceira idade: consulte, sempre, um medico especialista em coluna vertebral
14/03/2019

Os desvios posturais são problemas que podem causar muita dor e desconforto. Entre eles, encontramos a hiperlordose, uma curvatura anormal que pode ocorrer na coluna lombar. Saiba mais sobre ela.

O que é hiperlordose?

A coluna possui algumas curvaturas chamadas de fisiológicas. Elas existem para a proteção de órgãos internos ou para melhorar a estabilidade e mobilidade da coluna. As lordoses são do segundo tipo e tem como principal objetivo manter um movimento harmonioso, mas seguro, para as estruturas vertebrais. As lordoses encontram-se na cervical e na lombar. Em algumas pessoas essas curvas ficam muito acentuadas, caracterizando um desvio postural chamado de hiperlordose. 

O tipo mais comum é a hiperlordose lombar, que é um “afundamento” na região baixa da coluna, gerando protrusão do abdômen e bumbum “empinado”. É possível que a pessoa já nasça com esse desvio, desenvolva-o na infância ou até na fase adulta por causa de hábitos posturais pouco saudáveis. 

Por ficar com uma curvatura exagerada, a lombar sofre com mais pressão durante o movimento e pode gerar dor e desconforto nas atividades diárias. Além disso, a hiperlordose causa desconforto estético para o indivíduo e afeta sua imagem corporal. Pacientes com o problema também podem sofrer com problemas de quadril e até falta de mobilidade torácica. 

Como realizar o diagnóstico?

Os sinais da hiperlordose ficam claros na avaliação clínica para a maioria dos casos, mas também é recomendado procurar um medico especialista em coluna vertebral e realizar exames de imagem. Eles auxiliam a identificar a curvatura da coluna lombar com clareza e também a determinar a causa da hiperlordose, se ela surgiu por conta de uma hérnia de disco ou de outras patologias. O exame ajuda também a determinar qual é o tratamento mais eficiente. 

Qual é o tratamento?

Nos casos mais graves é indicado fazer cirurgia. Todavia, quando a hiperlordose aparece somente como um problema postural, é possível que o especialista em coluna lombar faça o tratamento através de sessões de fisioterapia. O tratamento fisioterápico tem como objetivo corrigir o desvio postural através de fortalecimento e estabilização da coluna vertebral, em especial da seção afetada. Os músculos abdominais são essenciais nesse processo e, quando fortes, conseguem ajudar o indivíduo a desenvolver e manter uma boa postura. 

Outras modalidades, como o RPG e o Pilates também são indicados. O RPG trabalha com um método de alinhamento postural que corrige os segmentos do corpo e é eficiente para retornar a coluna a uma posição mais adequada. O Pilates, por sua vez, é utilizado para fortalecer os músculos que realizam a sustentação da coluna. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *