DDD/Dor Discogênica
Fraturas Osteoporóticas

O nervo ciático é um dos maiores que percorrem o corpo e enerva a área da coluna lombar até os pés. Quando um paciente sofre de hérnia de disco, o núcleo deslocado pode pressionar a raiz nervosa que vai formar o nervo ciático após sua saída da coluna, causando dor. De acordo com a altura da dor, é possível identificar qual é a região da coluna afetada pela hérnia. Portanto, além de ajudar a identificar a patologia, a dor ciática também ajuda na análise clínica do paciente que será posteriormente confirmada em exames de imagem.

Diagnóstico e tratamento

Para identificar a dor ciática causada por hérnia de disco é recomendado utilizar a ressonância magnética. O exame mostra em qual fase está a patologia, ajudando a determinar o tratamento.

Na fase inicial de abaulamento discal, o quadro é tratado através de analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor na fase aguda. Posteriormente, o paciente deve passar por fisioterapia e reforço muscular para evitar novas dores.

Nos casos de hérnia de disco sequestrada ou protusa o tratamento pode ser cirúrgico. A protusão utiliza procedimentos minimamente invasivos, como injeções discais. No entanto, existem casos nos quais é preciso descomprimir o nervo ao retirar parte da hérnia ou abrir uma janela óssea posterior.

Quadros mais graves de hérnia de disco exigem a retirada do setor afetado através de fusão das vértebras.