Cuidados com a coluna na terceira idade: consulte, sempre, um medico especialista em coluna vertebral

Hiperlordose: saiba como identificar e tratar
19/02/2019
Entenda, com o medico especialista em coluna vertebral, como se divide sua coluna.
15/04/2019

Assim como acontece em boa parte do mundo, a população idosa no Brasil vem aumentando. Isso é um resultado das evoluções na área de saúde que diminuíram muito a mortalidade por doenças infecciosas, má alimentação e outras causas que afligiam a terceira idade. Portanto, as pessoas estão vivendo mais. O grande problema é que, com mais tempo de vida, o corpo sofre mais deterioração e tem risco aumentado de problemas relacionados à idade avançada. Coincidentemente, a coluna vertebral está entre uma das estruturas que mais sofre. 

Quer entender melhor sobre problemas de coluna que afetam os pacientes na terceira idade e métodos de prevenção? Continue lendo!

Problemas de coluna comuns na terceira idade

Doenças na terceira idade são comuns, de acordo com o IBGE, 3 em cada 4 idosos sofrem com doenças. Boa parte desses males são crônicos e surgem por causa de maus hábitos de vida ao longo dos anos. No caso da coluna, boa parte dos problemas estão relacionados ao seu desgaste natural. Podemos ver o corpo como um edifício no qual a coluna vertebral é a fundação que sustenta tudo. Ela precisa suportar peso, movimento e atrito durante muitos anos e, aos poucos, sofre desgastes em suas estruturas. 

Com o passar do tempo, esses desgastes mostram-se na forma de sintomas, como dores e problemas posturais. No entanto, é importante frisar que envelhecimento não é sinônimo de dores na coluna. Hábitos saudáveis de alimentação, atividades físicas e postura ajudam, como você verá no tópico a seguir. 

Uma das doenças da coluna mais comuns em idosos é a estenose de canal. Ela acontece quando o disco intervertebral está degenerado, deixando os com espaço reduzido. Sua principal causa é a tendência genética seguida pela sobrecarga repetida na coluna, que acontece por carregar peso em excesso na posição errada, problemas posturais e fraqueza dos músculos estabilizadores da coluna. 

Outra causa de problemas de coluna em idosos é a osteoporose. A escoliose, pode também surgir na terceira idade, quando a coluna enfraquecida perde sua inclinação natural. Fraturas também ocorrem com frequência nas estruturas vertebrais do idoso, por conta da falta de cálcio nos ossos. 

Como prevenir problemas de coluna em idosos?

A dor na coluna durante a terceira idade não é um problema inevitável, mas existem cuidados desde cedo para prevenir. Mesmo quem ainda está longe dos sessenta anos ou mais pode começar com atitudes preventivas. A prática de atividades físicas que dão força e flexibilidade para a coluna, como o Pilates, são um exemplo de algo que pode ser praticado por todas faixas etárias e traz benefícios para a toda vida. Também é importante adotar hábitos alimentares saudáveis que ajudam a controlar o peso e mantém a quantidade adequada de cálcio nos ossos. Assim, o idoso consegue prevenir doenças, como a osteoporose, e suas consequências para a coluna. Para completar a prevenção, procure sempre um medico especialista em coluna vertebral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *