Como o excesso de peso afeta a coluna

Cirurgia Endoscópica
29/01/2019
Hiperlordose: saiba como identificar e tratar
19/02/2019

A obesidade é um fator de risco para diversas doenças, inclusive problemas de coluna. Mas você sabe por que o excesso de peso é tão prejudicial? Ainda não? Continue lendo esse artigo para compreender melhor a relação entre peso e coluna. 

Excesso de gordura abdominal

Pessoas obesas possuem mais gordura abdominal que quem está no peso adequado. Essa gordura está localizada em frente à coluna lombar, socrecarregando-a e ainda aumentando as chances de desenvolver desvios posturais. Em muitos casos, a gordura está combinada com a fraqueza dos músculos abdominais, que realizam o suporte da coluna. Sem eles, a pessoa desenvolve dor e aumenta a pressão exercida sobre os discos intervertebrais que deveriam aliviar os movimentos. 

Maiores chances de patologias e lesões

A obesidade aumenta muito a chance de desenvolver patologias da coluna e lesões. Confira abaixo alguns dos problemas mais relacionados a essa condição. 

Hérnia de disco

A cada 10 quilos adicionais, a pessoa aumenta mais suas chances de desenvolver uma hérnia de disco. Isso acontece porque os discos intervertebrais, estruturas moles e cheias de água, foram desenvolvidos para amortecer o movimento das vértebras. No entanto, eles não estão preparados para movimentos com tanta carga. Ou seja, a pressão sobre eles aumenta e com o tempo acontece desgaste além do normal, levando à hérnia. 

Osteoporose

Obesos também estão no grupo de risco para o surgimento da osteoporose, especialmente se forem sedentários. A doença surge como resultado de uma combinação de vida sedentária, alimentação pouco balanceada e excesso de carga sobre os ossos. Quando a osteoporose se instala, os ossos da coluna podem sofrer microlesões por causa do excesso de peso e, assim que acontecer qualquer pequeno trauma, fraturarem. A dor é imensa e o tratamento pode ser demorado. 

Lombalgia crônica

A lombalgia crônica é extremamente comum, especialmente em indivíduos sedentários e obesos. Esses indivíduos têm maior dificuldade de manter uma postura correta, tanto por causa do peso quanto por causa da fraqueza de músculos abdominais. Muita gente ignora a dor e a trata com analgésicos e relaxantes musculares, deixando que se torne crônica com o passar do tempo. 

Como prevenir problemas na coluna?

Quem deseja ter uma coluna mais saudável e tratar ou prevenir dores deve controlar o peso. O ideal é manter uma prática de atividades físicas regulares e dieta adequada, ajudando o corpo a ter força muscular o suficiente para sustentar a coluna. Se a dor já estiver presente, procure um especialista. Deixar para mais tarde, porque acha uma dorzinha nas costas é normal, pode transformar um problema razoavelmente simples em algo muito mais grave. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *